quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Algumas Resenhas

Resenhas


Vou apresentar resenhas sempre de forma sucinta, para não antecipar nada relevante do livro. Iremos agregar sempre novas resenhas.

Resenhas Disponíveis.

A Viagem do Descobrimento de Eduardo Bueno
1822 de Laurentino Gomes
1808 de Laurentino Gomes
Cidades Mortas de Monteiro Lobato
Capitães da Areia de Jorge Amado
Cândido ou O Otimista de Voltaire
Grandes Expectativas de C. Dickens
O Físico de Noah Gordon
As Aventuras de Huckberry Finn de Mark Twain
Péricles de W. Sheakspeare
Pigmaleão de Bernard Shaw
Viva o Povo Brasileiro de Ubaldo Ribeiro
Quarup de Antonio Callado
Fábulas Fabulosas de Millor Fernandes
Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto
Xamã de Noah Gordon
Os Sertões de Euclides da Cunha
Mar Morto de Jorge Amado
O Guarani de José de Alencar

A Viagem do Descobrimento de Eduardo Bueno

A descoberta do Brasil de forma completa e muito bem narrada. um grande livro

1822 de Laurentino Gomes

Segundo livro retrata á época da independência, a proclamação e as consequências, muito importante!

1808 de Laurentino Gomes

Primeiro livro da trilogia, narra a vinda família real para o Brasil e como se desenvolveu sua vida aqui. Muito bem desenvolvido com muitas fontes e imagens, citando documentos importantes. O estilo é amigável e narra um importante episodio da historia desse país. IMPORTANTE.

Cidades Mortas de Monteiro Lobato

Coleção de pequenos contos e causos do começo do século. Interessante retrato da época  Uma leitura leve e pitoresca.

Capitães da Areia de Jorge Amado

Um dos melhores livros do escritor baiano, conta a historia de uma gangue de moradores de rua em Salvador suas paixões, casos cotidianos muito atual apesar de ter sido escrito na primeira metade do século passado.

Cândido ou O Otimista de Voltaire

Peripécias pelo mundo de Cândido e seus aderentes. Cândido da Alemanha vai a Portugal, de lá a Buenos Aires, depois ao Peru onde descobre o El-dorado da Guiana retorna à Europa passando por Paris, Itália e Turquia. Cheio de motivos para reflexões, uma leitura agradável.

Grandes Expectativas de C. Dickens

Um pequeno menino pobre recebe uma proposta de se tornar estudado e refinado cidadão de uma pessoa desconhecida. Uma leitura agradável cheia de surpresas. Tem até mesmo um romance.


O Físico de Noah Gordon

Na realidade, seria O Medico. Uma epopeia na época medieval onde um menino é criado por um barbeiro (naquele tempo os barbeiros eram o médico dos pobre e remediados). Ele se interessa de verdade por medicina e conhece médicos que tiveram acesso a Avicena (um personagem verdadeiro que foi um grande médico nessa época). Contudo, Avicena lecionava e clinicava na Pérsia e o rapaz faz essa enorme viagem partindo da Inglaterra numa época que as estradas eram precárias, perigosas e atravessa-las uma verdadeira aventura palmilhadas por caravanas para aumento da segurança..Finalmente ele atinge a faculdade e se forma médico. Um  livro muito bom, com uma grande história.


As Aventuras de Huckberry Finn de Mark Twain

As peripécias de um garoto que sobe o rio Mississipi nos tempos dos primeiros vapores de roda. Suas artes e dos companheiros e confusões em que se mete são hilariantes. Uma grande história muito engraçada.


Péricles de W. Sheakspeare 

Conta a historia do relacionamento entre pai e filha desde a incestuosa relação entre Creon e sua filha até a relação entre a virtuosa filha de Pericles, o príncipe de Tiro e ele.

Pigmaleão de Bernard Shaw chamado também de My Fair Lady

As peripécias de um homem que estuda os detalhes e acaba fazendo deduçoes assombrosas.Vale a leitura!

Viva o Povo Brasileiro de Ubaldo Ribeiro

O povo brasileiro em cada época desde o descobrimento representado por um personagem mais marcante.
Imperdivel!

Quarup de Antônio Callado

As peripecias de um sacerdote, que vai ao Xingú e se envolve-se com a ditadura militar e seu afastamento do sacerdócio e romance com uma burguesa por quem se apaixona. Uma história vibrante e um grande livro!

Fábulas Fabulosas de Millôr  Fernandes

Uma paródia do conhecido livro de Fábulas de La Fontaine com historietas curtas e uma reflexão em cada uma delas. Um livro divertido que arranca gargalhadas!

Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto

Um grande livro, através da figura meio confusa de major Quaresma e acontecimentos da sua vida, relata seus esforçosna ajuda ao Marechal Floriano Peixoto que ocupava o palácio do Itamarati como ditador do Brasil depois do outro ditador militar Deodoro da Fonseca que morreu arrependido de ter usurpado o lugar do verdadeiro imperador do Brasil que gozava de alta popularidade e fazia governo exemplar mantendo o Brasil como quarta maior economia do mundo que fazia navios, desenvolvia a malha ferroviaria, promoveu a abolição dos escravos e muitas outras coisas.

Xamã de Noah Gordon

Continuando a saga da família Cole de Medicos. O cenário é os Estado Unidos em 1850, nesta época a história do médico é entremeada com a guerra aos índios, a escravidão, a guerra da secessão, a introdução dos trens e muito mais. Um excelente livro.

Os Sertões de Euclides da Cunha

A injusta batalha que a república travou contra 20.000 carolas trucidando-os só porque eram monarquistas e fugiam das sanhas dos coronéis e da miséria que a republica trouxe. A obra imortal de Euclides da Cunha vai deixar sempre viva essa mancha da república. chamada a batalha de Canudos.
altamente recomendado.

Mar Morto de Jorge Amado
 
A historia do cais da Bahia e seus marujos de saveiros. Suas idas e vindas, sua vida rude seus amores. O personagem principal é Guma que representa eles todos e sua mulher Livia. Uma bonita história com muita aventura bravura e coragem.

O Guarani de José de Alencar

Uma interessante história que se passa no Brasil em fins do século XVII entre o amor de um índio Peri e a filha de um fidalgo português Ceci.Tem de tudo nesse livro heroísmo, inteligência, o personagem torpe, o sacrifício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário