quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Algumas Resenhas

Resenhas


Vou apresentar resenhas sempre de forma sucinta, para não antecipar nada relevante do livro. Iremos agregar sempre novas resenhas.

Resenhas Disponíveis. Leia a seguir




Ìndice A Viagem do Descobrimento de Eduardo Bueno
1822 de Laurentino Gomes
1808 de Laurentino Gomes
Cidades Mortas de Monteiro Lobato
Capitães da Areia de Jorge Amado
Cândido ou O Otimista de Voltaire
Grandes Expectativas de C. Dickens
O Físico de Noah Gordon
As Aventuras de Huckberry Finn de Mark Twain
Péricles de W. Sheakspeare
Pigmaleão de Bernard Shaw
Viva o Povo Brasileiro de Ubaldo Ribeiro
Quarup de Antonio Callado
Fábulas Fabulosas de Millor Fernandes
Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto
Xamã de Noah Gordon
Os Sertões de Euclides da Cunha
Mar Morto de Jorge Amado
O Mito do Governo Grátis de Paulo Rabello de Castro
O Guarani de José de Alencar
Fracasso da Nações de Daron Acemoglu et al
Porque o Brasil é um país atrasado de Luiz Philippe de Órleans
Floradas na Serra de Dinah Silveira de Queiroz
Memórias de um Sargento das Milícias de M. de Macedo
Menino de Engenho de J Lins do Rego
História sem Fim de Malba Tahan
Terras do Sem Fim e São Jorge dos Ilhéus de Jorge Amado
1499 - O Brasil antes de Cabral de Reinaldo José Lopes


Resenhas:
A Viagem do Descobrimento de Eduardo Bueno

A descoberta do Brasil de forma completa e muito bem narrada. um grande livro
O descobrimento do Brasil recontado a luz de novos desdobramentos contado num estilo leve e agradável e o panorama mundial da época onde Portugal desempenhava papel fundamental nas descobertas marítimas. Como Madeira, Açores, Brasil, caminho para Índias.

1822 de Laurentino Gomes

Segundo livro retrata á época da independência, a proclamação e as consequências, muito importante!

1808 de Laurentino Gomes

Primeiro livro da trilogia, narra a vinda família real para o Brasil e como se desenvolveu sua vida aqui. Muito bem desenvolvido com muitas fontes e imagens, citando documentos importantes. O estilo é amigável e narra um importante episodio da historia desse país. IMPORTANTE.

Cidades Mortas de Monteiro Lobato

Coleção de pequenos contos e causos do começo do século. Interessante retrato da época  Uma leitura leve e pitoresca.

Capitães da Areia de Jorge Amado

Um dos melhores livros do escritor baiano, conta a historia de uma gangue de moradores de rua em Salvador suas paixões, casos cotidianos muito atual apesar de ter sido escrito na primeira metade do século passado.

Cândido ou O Otimista de Voltaire

Peripécias pelo mundo de Cândido e seus aderentes. Cândido da Alemanha vai a Portugal, de lá a Buenos Aires, depois ao Peru onde descobre o El-dorado da Guiana retorna à Europa passando por Paris, Itália e Turquia. Cheio de motivos para reflexões, uma leitura agradável.

Grandes Expectativas de C. Dickens

Um pequeno menino pobre recebe uma proposta de se tornar estudado e refinado cidadão de uma pessoa desconhecida. Uma leitura agradável cheia de surpresas. Tem até mesmo um romance.


O Físico de Noah Gordon

Na realidade, seria O Medico. Uma epopeia na época medieval onde um menino é criado por um barbeiro (naquele tempo os barbeiros eram o médico dos pobre e remediados). Ele se interessa de verdade por medicina e conhece médicos que tiveram acesso a Avicena (um personagem verdadeiro que foi um grande médico nessa época). Contudo, Avicena lecionava e clinicava na Pérsia e o rapaz faz essa enorme viagem partindo da Inglaterra numa época que as estradas eram precárias, perigosas e atravessa-las uma verdadeira aventura palmilhadas por caravanas para aumento da segurança..Finalmente ele atinge a faculdade e se forma médico. Um  livro muito bom, com uma grande história.


As Aventuras de Huckberry Finn de Mark Twain

As peripécias de um garoto que sobe o rio Mississipi nos tempos dos primeiros vapores de roda. Suas artes e dos companheiros e confusões em que se mete são hilariantes. Uma grande história muito engraçada.


Péricles de W. Sheakspeare 

Conta a historia do relacionamento entre pai e filha desde a incestuosa relação entre Creon e sua filha até a relação entre a virtuosa filha de Pericles, o príncipe de Tiro e ele.

Pigmaleão de Bernard Shaw chamado também de My Fair Lady

As peripécias de um homem que estuda os detalhes e acaba fazendo deduçoes assombrosas.Vale a leitura!

Viva o Povo Brasileiro de Ubaldo Ribeiro

O povo brasileiro em cada época desde o descobrimento representado por um personagem mais marcante.
Imperdivel!

Quarup de Antônio Callado

As peripecias de um sacerdote, que vai ao Xingú e se envolve-se com a ditadura militar e seu afastamento do sacerdócio e romance com uma burguesa por quem se apaixona. Uma história vibrante e um grande livro!

Fábulas Fabulosas de Millôr  Fernandes

Uma paródia do conhecido livro de Fábulas de La Fontaine com historietas curtas e uma reflexão em cada uma delas. Um livro divertido que arranca gargalhadas!

Triste Fim de Policarpo Quaresma de Lima Barreto

Um grande livro, através da figura meio confusa de major Quaresma e acontecimentos da sua vida, relata seus esforçosna ajuda ao Marechal Floriano Peixoto que ocupava o palácio do Itamarati como ditador do Brasil depois do outro ditador militar Deodoro da Fonseca que morreu arrependido de ter usurpado o lugar do verdadeiro imperador do Brasil que gozava de alta popularidade e fazia governo exemplar mantendo o Brasil como quarta maior economia do mundo que fazia navios, desenvolvia a malha ferroviaria, promoveu a abolição dos escravos e muitas outras coisas.


Xamã de Noah Gordon

Continuando a saga da família Cole de Medicos. O cenário é os Estado Unidos em 1850, nesta época a história do médico é entremeada com a guerra aos índios, a escravidão, a guerra da secessão, a introdução dos trens e muito mais. Um excelente livro.


Os Sertões de Euclides da Cunha

A injusta batalha que a república travou contra 20.000 carolas trucidando-os só porque eram monarquistas e fugiam das sanhas dos coronéis e da miséria que a republica trouxe. A obra imortal de Euclides da Cunha vai deixar sempre viva essa mancha da república. chamada a batalha de Canudos.
altamente recomendado.


Mar Morto de Jorge Amado
 
A historia do cais da Bahia e seus marujos de saveiros. Suas idas e vindas, sua vida rude seus amores. O personagem principal é Guma que representa eles todos e sua mulher Livia. Uma bonita história com muita aventura bravura e coragem.


O Guarani de José de Alencar

Uma interessante história que se passa no Brasil em fins do século XVII entre o amor de um índio Peri e a filha de um fidalgo português Ceci.Tem de tudo nesse livro heroísmo, inteligência, o personagem torpe, o sacrifício.


Mito do Governo Grátis de Paulo Rabello de Castro

Mostra que tudo tem um preço e o pior é o estado inchado que paga mais do que o estado leve. Da muitos exemplos de medidas economicas boas.


Fracasso das Nações de Daron Acemoglu et al

O fracasso das nações vem de longe comparação entre Nogales a parte dos EUA e a parte do Mexico a comparação entre Cajamarca e Potosi . Uma teoria muito interessante.


Porque o Brasil é um país atrasado de Luiz Philippe de Órleans

O problema do Estado inchado e sua constituição que regulamenta tudo tim tim por tim tim uma interventora e uma literal.

O Ateneu de Raul Pompeia

A história de uma instituição de ensino tipo internato no final do Império Brasileiro e suas tradições, o fio condutor é a história de um aluno.


Floradas na Serra de Dinha Silveira de Queiroz

História de Elza que vai se cuidar de tuberculose em Campos do Jordão, quando isso era a melhor indicação.


Memórias de um Sargento de Milícias de J. Manoel de Macedo

O órfão é cuidado pelo tio e meio desajuizado se assenta no fim do livro, depois de inúmeras peripécias e bondades de pessoas no fim do império Brasileiro.Interessante para conhecer os costumes da época.


Menino de Engenho de J Lins do Rego

No começo do século um engenho de cana e um menino órfão é adotado por um tio e as peripécias do seu crescimento. Livro muito interessante também vale pela época.


História sem Fim de Malba Tahan

Histórias que se entrecruzam no mundo árabe. Mailba é o nome artistico de um brasileiro mas as histórias são muito interessantes. Recomendado.


Terras do Sem Fim e São Jorge dos Ilhéus de Jorge Amado

Na verdade são dois livros que contam histórias da plantação de cacau os coronéis o golpe dos exportadores.Altamente recomendado.


1499 - O Brasil antes de Cabral de Reinaldo José Lopes

Índios e como se organizava o Brasil pré-histórico as etnias Je, Aruak, Caribe, Tupi, Guarani e suas línguas, o ritual antropofágico.  

 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Livros Recomendados - Números as pegadas da Divindade


Números as pegadas da Divindade

" />

O valor místico dos números
As cadeias numéricas
A História dos Números
Numerologia
Geometria Sagrada
Curiosidades - 2ª edição

Números: as pegadas da Divindade - de Ivan L.Guimarães - Esse livro é um dos mais completos e recentes sobre o assunto, seu autor por ser engenheiro pode conhecer muitos números presentes na Natureza como os números atômicos que são a principal característica de um átomo, com mais 40 páginas de novas pesquisas. 

Conheça melhor e compre no site da Curta Livros

https://www.curtalivros.com.br/produto/numeros-as-pegadas-da-divindade-215481



Valor Místico  dos Números
Geometria Sagrada
Numerologia
Curiosidade sobre os números



Análise do Jornal Folha de São Paulo



Alguns comentários em geral e no Facebook

                       
Peter Lemesurier famoso escritor ingles Os fãs de número e numerologia encontrarão neste livro, bem ilustrado, uma caverna de Ali Babá de informações, extraída de uma série de fontes diferentes.
                           
Antonio Marcos Rudolf
 Parabéns Ivan. Quando lançar o próximo, me convide que irei. Por falar nisso, já tem um próximo em vista?


                           
Janaina Barreto Amei seu livro, grande abraço e muita saúde.

Deusuita Avelina Parabéns Ivan, já li As Pegadas da Divindade, gostei muito mas consulto sempre
Mário Lúcio Ferreira Júnior  classificou 5 estrelas

Pedrinho Gomes
Caro Senhor Ivan, eu comprei aqui em Campinas em uma loja no Cambui o seu livro Números As Pegadas Da Divindade devido este livro tratar de um assunto muito interessante que é a numerologia cabalística pelo qual mais me interessei em compra-lo.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Livros Recomendados Ana Dantas - Carlos Conte - Francilangela Clarindo - Graziela Mafraly

Livros em destaque


O TEATRO BAIANO de Ana Dantas


O livro discute a grande evolução que houve no teatro baiano após 1990, mais informações podem ser obtidas no blog da autora
o livro pode ser adquirido no site

A autora é roteirista de filmes, publicitária, blogueira e jornalista.
Ana está fazendo uma campanha para lançar seu novo livro infanto juvenil visite seu blog para saber como participar

                                   ______________________________________________

Pitágoras - Arte e Magia na Antiga Grécia -- de Carlos Brasílio Conte - Uma das mais atuais e completas biografias do sábio.

Desde o seu nobre nascimento quando os pais consultaram o oráculo de  Delfos.
A fundação da  Escola ou Ordem Pitagórica      
A perseguição final

Conheça mais no site da Editora   www.madras.com.br

Um excelente livro que deve ser conhecido




                                                                              ***
A Astrologia e a Biografia Humana




Sinopse:
O livro é para todos e não somente para astrólogos. Apresenta a vida dividida em períodos de sete anos, sendo tratada com detalhes a influência dos signos zodiacais, também são selecionados algumas influencias consideradas religiosas. São considerados os acontecimentos esperados em cada época e se procura fazer o leitor se animar a fazer sua própria autobiografia dentro desse pontos gerais. Este é um livro para todos, pois cobre a vida desde o nascimento até a morte. Todos sabem da importância do autoconhecimento para viver melhor. Assim, o presente livro pode conduzir com segurança as investigações do próprio leitor a seus aspectos mais recônditos

Gênero: Astrologia, Esotérico

Site para venda: https://www.agbook.com.br/book/130647--A_ASTROLOGIA_E_A_BIOGRAFIA_HUMANA
                                   ______________________________________________

Entre Quatro Paredes de Francilangela Clarindo


Sinopse

A principal finalidade deste livro, a que pensei há mais de quinze anos, quando não movia minhas pernas e nem sabia se as poderia mover novamente é dizer para você que não anda, que está preso entre as quatro paredes do seu quarto, que está preso a uma cadeira de rodas, que sofreu um acidente onde esta possibilidade existe: A vida vale a pena. ...

Endereço do blog da autora: http://francilangela.blogspot.com


                                   ______________________________________________

Minha Cinderela Interior de Graziella Mafraly


Sinopse:
Laura, mesmo com dezenove anos, não tem certeza se é adulta ou adolescente e como deve se portar nestes “dois mundos”.

Costuma não dar muito crédito a sua voz interior, que insiste em lhe dizer que é bonita, desejável, mesmo sendo gordinha, e que tem tantas chances de namorar um garoto interessante como qualquer outra moça a sua volta. Grita para si mesma um: “Acorda Cinderela!” ao menor sinal de estar dando ouvido a esse seu lado mais sonhador. Na verdade, sufoca-o com medo de se machucar mais uma vez e, sem criar muitas expectativas, até acredita que poderá encontrar alguém legal para compartilhar seu dia a dia.

De repente tudo está fora do lugar! Victor entra em sua vida sem pedir licença. Ele tem um sorriso lindo, é inteligente, envolvente e completamente… louco!

Laura deveria ter corrido quando ele declarou ser mandão, possessivo e controlador, mas ela até achou aquilo “lindo”. Só que agora, mesmo percebendo que seu passado guarda ainda mais segredos, ela não tem como fugir, pois já está completamente apaixonada!

Gênero: Romance Adulto

Endereço do site da autora: http://www.graziellamafraly.semig.com.br

Endereço para compra do livro: http://perse.doneit.com.br/paginas/DetalhesLivro.aspx?ItemID=1680

domingo, 1 de julho de 2012

Livros Infanto Juvenis recomendados

Livro Infanto Juvenis recomendados


Mania de Gavetas


Sinopse:

Caroline é uma menina tranquila, carinhosa e disciplinada. Muito curiosa, sempre fez muitas perguntas sobre tudo. Desde pequena desenvolveu um hábito pouco aceito. Caroline, que prefere ser chamada de Carol, não pode ver uma gaveta fechada. Quer logo saber o que a gaveta esconde. Para ela uma gaveta não guarda, esconde algo.

Carol vai abrindo gavetas e surpreendendo-se com o conteúdo na medida em que traz à tona questões comuns à fase da adolescência. Ao abrirem-se as gavetas, um mundo adolescente vai sendo desvendado: insatisfação com o corpo, descontroles, ciúmes e desejo de afirmação, choque de gerações, morte. Gavetas de adolescentes, gavetas da avó, das amigas, de colegas, do médico, oportunizam a Carol deixar suas impressões no decorrer das cenas narradas em 1ª pessoa, de maneira realista, porém com muito humor.  

Passa-se um ano e neste período Carol cresce e passa a se envolver com suas próprias gavetas que se encontram desarrumadas, feias, cheias de coisas inúteis, enquanto vai perdendo a curiosidade com as gavetas alheia






Sinopse: Na floresta, nos arredores da pequena e bonita cidade de Niltão da Conceição, dois amigos conversam sobre a tristeza em que anda o Saci-Pererê.

Querendo acabar com essa tristeza, bolam um plano para casar o Saci-Pererê, que realmente anda cabisbaixo, sem fazer suas traquinagens normais.

A vila de Niltão da Conceição fica em polvorosa com a notícia e todos querem ajudar e participar, mas nem tudo são flores e acontece um contratempo que poderá por tudo a perder.



Site para venda: http://perse.doneit.com.br/Paginas/DetalhesLivro.aspx?ItemID=1185

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Artigos - Universo dos Livros - A Importância da Revisão - Aonde estão os Engenheiros


Universo dos Livros

dados compilados por Winston Alegranci



Livros - Títulos existentes no mundo

55 milhões de títulos.
10% representam o catálogo ativo das editoras;
15% caíram em domínio público e
75% – ou 40 milhões de títulos – são livros não mais comercializados, mas que ainda não estão em domínio público.
Fonte: Online Computer Library Center (OCLC)
Presente na versão On-line da Revista Época Negócios
http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI125288-16380-4,00-ESCRITO+EM+BITS.html


Minha Pesquisa atual
1. William Shakespeare (Máximo de vendas estimadas: 4 bilhões de livros)
2. Agatha Christie (Máximo de vendas estimadas: 4 bilhões de livros)

3. K. Rowling (Máximo de vendas estimadas: 1,1 bilhões de livros)
4. Barbara Cartland (Máximo de vendas estimadas: 1 bilhão de livros)
5. Harold Robbins (Máximo de vendas estimadas: 750 milhões de livros)
6. Georges Simenon (Máximo de vendas estimadas: 700 milhões de livros)
7.Miguel Cervantes (Máximo de vendas estimadas: 630 milhões de livros)
8.Enid Blyton (Máximo de vendas estimadas: 600 milhões de livros)
9. Danielle Steel (Máximo de vendas estimadas: 570 milhões de livros)
10.Dr. Seuss (Máximo de vendas estimadas: 500 milhões de livros)
11.Gilbert Patten (Máximo de vendas estimadas: 500 milhões de livros)
12.Leo Tolstoy (Máximo de vendas estimadas: 413 milhões de livros)
13.Jackie Collins (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
14.Horatio Alger, Jr. (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
15. R. L. Stine (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)

16. Corin Tellado (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
17. Sidney Sheldon (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
18. Aleksandr S. Pushkin (Máximo de vendas estimadas: 357 milhões de livros)
19. Stephen King (Máximo de vendas estimadas: 350 milhões de livros)

20. Alexandre Dumas (Máximo de vendas estimadas: 350 milhões de livros)
21.Charles Dickens  (Máximo de vendas estimadas: 300 milhões de livros) 
22.Stephen King (Máximo de vendas estimadas: 350 milhões de livros)
23. Louis L'Amour (Máximo de vendas estimadas: 330 milhões de livros)
24. Dean Koontz (Máximo de vendas estimadas: 325 milhões de livros)

25.Saint Exupery (Máximo de vendas estimadas: 270 milhões de livros)
26.JR Tolkien (Máximo de vendas estimadas: 260 milhões de livros)
27.Paulo Coelho (Máximo de vendas estimadas: 250 milhões de livros)


Autores mais publicados de todos os tempos original de2010

1. William Shakespeare (Máximo de vendas estimadas: 4 bilhões de livros)
2. Agatha Christie (Máximo de vendas estimadas: 4 bilhões de livros)
3. Barbara Cartland (Máximo de vendas estimadas: 1 bilhão de livros)
4. Harold Robbins (Máximo de vendas estimadas: 750 milhões de livros)
5. Georges Simenon (Máximo de vendas estimadas: 700 milhões de livros)
6. Enid Blyton (Máximo de vendas estimadas: 600 milhões de livros)
7. Danielle Steel (Máximo de vendas estimadas: 570 milhões de livros)
8. Dr. Seuss (Máximo de vendas estimadas: 500 milhões de livros)
9. Gilbert Patten (Máximo de vendas estimadas: 500 milhões de livros)
10 .Leo Tolstoy (Máximo de vendas estimadas: 413 milhões de livros)
11. J. K. Rowling (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
12. Jackie Collins (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
13. Horatio Alger, Jr. (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
14. R. L. Stine (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
15. Corin Tellado (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
16. Sidney Sheldon (Máximo de vendas estimadas: 400 milhões de livros)
17. Aleksandr S. Pushkin (Máximo de vendas estimadas: 357 milhões de livros)
18. Stephen King (Máximo de vendas estimadas: 350 milhões de livros)
19. Louis L'Amour (Máximo de vendas estimadas: 330 milhões de livros)
20. Dean Koontz (Máximo de vendas estimadas: 325 milhões de livros)


FONTE:
http://www.timesonline.co.uk/tol/news/uk/article566261.ece



Gêneros mais lidos da literatura

Policial (Detetives)
Romance (Amor)
Infantil (Aventuras)
Adolescente (Aventuras)
Horror
Fantasia
Poesia
FONTE:
Online Computer Library Center (OCLC)
Uma amostra presente na Wikipedia (em Inglês):
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_best-selling_fiction_authors


stados unidos 8 livros


Índice de Leituras por países

Este índice é de difícil medição e portanto os números aqui apresentados são diretivas podem ser usados 
como valores relativos.
Os maiores estão no norte da Europa e chegam até 21 livros por ano por pessoa por país. No resto da Europa 
15 livros é mais comum
Na América estes números caem bastante
Nos Estados unidos 8 livros
No Chile 5 livros o campeão da América Latina
Na Argentina o número é 4, este pais já teve mais livrarias em Buenos Aires do que no Brasil inteiro
Fechando a lista na laterna o Brasil com apenas 2 lembrando que estes números incluem o didatico, o livro 
de direito que são um número expresssivo.

Cabe algumas palavras: Depois de Érico Verissimo não tem se encontrado escritores de grande bagagem
cultural, grande qualidade e amplo público. As editoras não tem mais interesse nisso a parte do catálogo reservada a nacionais tem caído de 30% aos 20% atuais. Havendo pelo menos duas grandes editoras só publicam estrangeiros! Para piorar o panorama veio a prolongada crise e o primeiro item a ser cortado foi o 
livro. Com isso o baixo indice deve ter piorado com a situação pré falimentar das duas maiores livrarias na-cionais: Livraria Cultura, e Livraria Saraiva elas já demitiram inumeros funcionários, fecharam lojas e pedi -
ram recuperação judicial.



A importância da Revisão 


Nós que somos autores sabemos a importância das revisão de textos. As editoras nem aceitam originais com erros da língua.

Uma vez cometido um erro o mesmo se torna de mais dificil visualização pelo escritor, mesmo quando ele conhece a regra que foi despezada naquele momento.

Outras vezes há dúvidas de qual a forma mais correta ou mesmo estando ambas corretas, qual a melhor apresentação.

A comentar que passamos por uma reforma ortografica relativamente recente e as novas regras podem ainda não ter virado um hábito.

Um revisor se torna assim muito importante.

Mais informações nesse site.


http://www.neusaolimpio.blogspot.com.br/p/eu-recomendo.html


Onde estão nossos engenheiros? (Folha, 27.08.12)

Veja o artigo original em:



Luiz Carlos Bresser-Pereira

Enquanto mais de 80% da
alta burocracia chinesa é
formada de engenheiros, no
Brasil não devem ser 10%
Dada a necessidade premente de investimentos na infraestrutura, o governo Dilma
decidiu conceder à iniciativa privada os principais aeroportos brasileiros, e, em
seguida, estradas de rodagem e ferrovias...
------------
Primeiro foi a desvalorização dos professores
Depois nas décadas de 1980 e 90 a desvalorização dos engenheiros

Hoje temos 20% de analfabetos, sendo 10% funcionais como conseqüência
Está havendo uma contração severa nas exportações de manufaturados sendo a queda mais dramática segundo a Fiesp de -24% em apenas um ano, segundo analistas o pré sal terá uma falta de mão de obra tal que poderá nos obrigar a importar engenheiros.

O desprestigio de  profissões é muito grave e os resultados estão ai.